terça-feira, 3 de maio de 2011

Marrakesh, Cidade de Sonho...

Companheiros (as) de viagem, aproveitando a dica do desafio lançado pela nossa Carla, vou dissertar em algumas linhas sobre a cidade de Marrakesh. A cidade de Marrakesh também conhecida como a cidade vermelha por causa das cores das suas construções, é considerada por muitos, eu incluída, como uma cidade deslumbrante, por todo um conjunto de contrastes nomeadamente pelas montanhas do Atlas com os seus picos cobertos de neve, pelo deserto, palmeiras e construções arquitectónicas. Fundada por um chefe dos Almoravidas, Youssef Ibn Tachifin, em 1062, deu origem ao nome do país Marrocos tornando-se numa das cidades mais importantes do islão medieval. Marrakesh é servida por pequenos autocarros locais e baratos e o nº. 11 passa a cada 20 minutos para a famosa praça Djemaa El Fna, onde podemos encontrar desde contadores de histórias, encantadores de serpentes, motas, carroças, enfim, só mesmo visto ao vivo. A famosa praça é também conhecida como sendo a porta de entrada para o souk (mercados) onde podemos encontrar toda uma variedade de artigos e condimentos desde os famosos tapetes marroquinos, peles candeeiros, fios colares até às mais variedades de especiarias muito típicas dos marroquinos que dão aquele “gostinho especial” à comida marroquina, mas que, agora cá para nós tenho a impressão de que para alguns dos nossos companheiros de viagem, vai ser mais “imodium rapid”, tal vai ser o “desarranjo tripal”.Por fim não poderia deixar de mencionar a mesquita de Koutoubia que por todo o seu esplendor deverá ser explorada no seu todo, passando pela Boulevar Mohamed V que poderia ser confundida com uma Boulevard parisiense depois de se atravessar uma das muralhas da Medina.
Que chegue o famoso dia da viagem!
Até lá, Titã.

7 comentários:

  1. Grande Chefe. Sim senhora! É preciso ter coragem para fazerem esta viagem, nos tempos que correm pelo mundo árabe. Bela aventura essa que vai fazer junto com os seus companheiros de viagem. Já vi que vai bem acompanhada, por isso só posso desejar-lhe boa sorte.
    Cumprimentos a todos os aventureiros dessa viagem
    J.F.A.A.

    ResponderEliminar
  2. Cara amiga Tita
    Adorei a tua dissertação, ao lê-la já nos imagino na nossa odisseia, vivenciando com enorme alegria todo o deslumbramento marroquino. Agora é esperar pelos outros textos, de outros lugares, que com toda a certeza irão surgir.
    P.S Podes e deves, se quiseres, continuar a escrever sobre os outros "lugares" que iremos visitar, também adoraria fazê-lo mas, como sabes, este final do meu percurso académico deixa-me sem tempo para tal.
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  3. Ao ler os textos existentes neste blogue, é quase como ouvir uma balada nostálgica, fazendo-me sentir uma alma penada, que vagueia pelo mundo. Oh! África de contrastes e mistérios, Continente de histórias e de dramas, de alegrias e tristezas, já me proporcionaste uma das mais belas aventuras da minha vida…Vou voltar!
    Em África, há uma cultura instituída…Seja qual for a razão, os olhos, brotam sempre, lágrimas sobre o pó dos nossos rostos, na hora da despedida…foi assim comigo!... África Calls... We Go!!!

    ResponderEliminar
  4. A minha mota nunca avariou...continuamos à espera do dia para confirmar o que está escrito, até lá vamos divagando pelos nossos sonhos e imagens que criamos da espectativa.
    Bjs.
    Luna

    ResponderEliminar
  5. Força Companheiros e que tudo corra pelo melhor

    ResponderEliminar
  6. Luis Vargas.
    Tenho a certeza que esssa viagem será um espetáculo. É um momento unico na vida de um motar. Estão de parabéns, odorei os videos, gostaria de estar numa próxima convosco.

    ResponderEliminar