sexta-feira, 15 de julho de 2011

Viagem a Marrocos JUN/2011…O meu relato!

Tantas e tantas viagens que já protagonizei sozinho e muito poucas em grupo…ambas têm vantagens e desvantagens.
Nesta viagem a África, tudo foi diferente…os companheiros e as companheiras, as motos e os sonhos de cada um.
O bom de viajar só é que se pode fazer o que se quer na hora que se quiser sem depender do querer de outra pessoa. É bom estar só, em silêncio, olhando o nada, pensando num monte de coisas, ou simplesmente ficar quieto…Aproveita-se o momento de introspecção para nos conhecermos melhor, afinal, que outra maneira pode haver para um auto-conhecimento aprofundado?
No meu caso, quando viajo só, gosto de um prolongado banho de mar ou riacho, sentar-me onde bem entender para descansar, sentir a brisa do vento no rosto, observar pessoas e hábitos, interagir com os locais, provar a sua gastronomia, ouvir diferentes sons, etc.
Viajar com várias pessoas é um pouco diferente, pois, com toda a certeza as diferenças aparecem. Um gosta disto, o outro daquilo, um gosta de provar comidas diferentes, outro não, um gosta de acordar cedo, o outro não… Mas, com companhia, podemos desabafar… ajudamo-nos mutuamente e partilhamos momentos, olhares, sorrisos, ou apenas perguntamos…que acham disto ou daquilo?
No caso concreto desta viagem por Marrocos, pusemo-nos todos à prova…Isto é: marcar a nossa presença, a nossa personalidade e o nosso carácter…Desde a saída de Portugal até ao nosso destino, todos queríamos o mesmo! Que tudo corresse bem… Tínhamos preparado esta viajem ao ínfimo pormenor e nada podia falhar…E, nada falhou, apesar de algumas divergências de opiniões e emoções ao rubro, resolvidas com clareza e responsabilidade… Aliás, doutra forma não poderia ser…
Apesar de esta ser a minha segunda viagem por Marrocos, digo-vos; para mim é como se tivesse sido a primeira. Foi mais uma aventura no meu “palmarés” com pessoas maravilhosas, de profissões bem diferentes (algumas com personalidades fortes), as quais me proporcionaram, momentos que jamais irei esquecer.
Ainda hoje, sonho com o leito do rio que passamos, cuja paisagem circundante era majestosa e deslumbrante, ao longo dos seus 42 kms, onde o Ruizinho, foi o herói do dia, atendendo à sua estatura (baixa) em cima da moto…Senti que estávamos todos em sintonia… A simbiose perfeita entre as motos e tripulantes, foi sempre o contentamento…
Mais palavras para quê? Está tudo gravado na minha memória…Esta, é apenas, a minha versão sobre a viagem, que, voltaria repetir, sem restrições, com todos os que abaixo menciono.
Aos companheiros; Mário Sousa, Paul Luna, António Cardoso e Rui Abrantes, às companheiras; Cristina Carvalho, Carla Rosa, Paula Sousa, Cidália Cardoso e Isabel Teixeira, o meu mais profundo obrigado, por terem comigo partilhado a essência da nossa viagem…a aventura!
Caros amigos (as), a única certeza que tenho, é que vou continuar a viajar, sozinho ou acompanhado…
Roberto Ponte (Survivor)



 Um bairro no submundo  dos subúrbios de Casablanca, aqui desmonstrado nesta foto...
Passeamo-nos por este local, 
estupefactos, com a miséria que constatamos...



 É comum em muitos locais de
Marrocos, encontrarmos cenários como este...Pessoas com o olhar triste e profundo...
Não têm esperança nem objectivos...sentam-se à espera
que o tempo passe...



Nota: fiquem atentos aos relatos diários da viagem.  

8 comentários:

  1. Quanto à viajem contada na primeira pessoa, axei excelente, retrata exatamente as 2 formas que se quer viajar. Quando se têm companheiros como todos vós, é como diz o Roberto, dá vontade de repetir
    As fotos são simplesmente espetaculares.
    Esse leito o rio deve ter sido duro, mas a beleza que o envolve faz com que tenha valido a pena o esforço.
    Estão todos de parabéns! Principalmente as mulheres que devem ter sofrido na garupa das motos...Por favor coloquem mais fotos aquando dos relatos diários.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Espectacular...E como defino essa viagem a avaliar pelas fotos.Quanto à versão do survivor, sobre a viagem, digo apenas que adorei a forma explicativa por ele dada.
    Só gosto de viajar acompanhada...Metam mais fotos!!

    ResponderEliminar
  3. Na foto que aparece o Cardoso, vê-se bem a grandeza do Deserto...Além do mais nota-se no seu gesto que está em delírio com aqueles braços levantados..A verdade é que nunca pensei que o Cardoso fizesse ma viagem dessas com a mulher...Parabéns CARDOSO

    ResponderEliminar
  4. My friend Survivor o teu pequeno texto descreve na íntegra o sentimento que julgo ter sido comum a todos os que tiveram a oportunidade e a felicidade de fazerem parte deste grupo maravilhoso. Como diria alguém que nos é familiar "até me vieram as lágrimas aos olhos" quando li o teu artigo :-). Espero que esta tenha sido apenas a primeira de muitas outras viagens que possa reforçar o nosso espirito de companheirismo e de Amizade. A todos os que directa e indirectamente estiveram associados a esta iniciativa o meu sincero OBRIGADO. Rui Abrantes

    ResponderEliminar
  5. Grande passeio deve ter sido esse. Como gostaria de fazer uma aventura dessas. Não posso...nunca vou poder fazer uma coisa dessas! A minha vida não permite, Mas, felicito-vos pela coragem de um grupo tão extenso, saído dos Açores, deslocar-se a África nos dias que correm.
    Não conheço nenhum dos aventureiros, pois sou um emigrante nos Estados Unidos. Sou da Terceira e, tal como outros, visito os sites para matar saudades da minha Terra. O vosso blogue é um "tesouro" de imagens, ainda que do Faial...Mas são açorianos e isso é o que importa.
    Estas imagens, de Marrocos são fabulosas. Como açoreano que sou, olho para vocês e finjo que vos conheço.
    Parabéns amigos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  6. É sempre bom ver um grupo de Açorianos aventurar-se por destinos como Marrocos.
    Em Outubro próximo, eu e mais 3 Açorianos vamos a Marrocos, 1 Ténéré 660 e 3 KTM 950 ADV.
    Estamos super entusiasmados com esta viagem!!!

    Abraço e Boas Curvas!

    ResponderEliminar
  7. Viagens em marrocos oferece uma grande variedade de passeios marroquino incluindo passeios culturais, Desert Tours , Mountain Tours, Praia Tours excursaoes no deserto do saara . toure cidades imperiais e ait ben haddou, , deserto saara, dicas de viagem, gorge du dades, gorge du todra, marrakech passeio, marrakesh passeio, marraquexe passeio, marrocos, merzouga, morocco, o que fazer marrakech, o que fazer marrakesh, o que fazer marraquexe, o que fazer marrocos, ouarzazate, passeio deserto, passeio saara, roteiro marrocos, viagem deserto, viagem marrocos muito mais . o passeio de ônibus lotado e vêm ter um diferente aventura em seu lugar. Viagens-em-marrocos.com, um familiar empresa de transporte convida você a explorar e experimentar Marrocos em um de nossos veículos 4×4.para mais informacoes contata-nos www.viagens-em-marrocos.com

    ResponderEliminar
  8. MaroccoEscursioni.com é uma empresa especializando-se em todos os tipos de passeios e viagens a Marrocos. Queremos encontrar nele qualquer informação e tudo que você precisa para viajar de forma independente ou como passeios organizados para a viagem para Marrocos.

    MaroccoEscursioni.com Nós organizamos grandes expedições por Marrocos com excursões interessantes para o deserto. oferece Private Tours em Marrocos. passeios privados de Marrakech, Casablanca e Fez. Montanhas do Atlas e Vale Ourika, Montanhas do Atlas e Ait Benhaddou Kasbahs para Essaouira, cidade azul do litoral e finalmente a bela Ouzoud Cascades.

    MaroccoEscursioni.com oferece suas férias de sonho. Forma de aventura no sul profundo do país, e descobrir uma outra cultura.

    Organizamos passeios de camelo pelo deserto do Sahara Há algo maior para fortalecer a alma para passar alguns dias no deserto? Nós e muitos clientes e amigos que estamos dizendo não. Sua magia, seu silêncio, o nascer do sol, pôr do sol, o céu estrelado são, certamente, momentos inesquecíveis para desfrutar de pelo menos uma vez na vida. Nós cuidamos de nossos clientes a tomar esse presente para os sentidos com os quais não estamos certeza vai decepcionar a qualquer momento.

    ResponderEliminar